Logotipo Génesis 2019-07.jpeg
Génesis apresentação site

A prática musical nas comunidades protestantes em Lisboa entre 1945 e 1965

A prática musical nas comunidades protestantes em Lisboa entre 1945 e 1965 Esta pesquisa centra-se na música praticada nas comunidades religiosas, comummente chamadas igrejas evangélicas ou igrejas protestantes, existentes a meio do séc. XX em Portugal, e estabelece algumas linhas gerais na comparação com as práticas do início do séc. XXI. Para a realização desta pesquisa foi aplicada uma abordagem qualitativa, tendo como base os depoimentos de vários membros de diferentes comunidades. Foram seleccionadas, para Estudo de Caso, duas comunidades que, de entre as maiores que se encontravam na época em Lisboa, representavam as que possuíam maior e menor prática musical. Resultando assim, num levantamento e registo da história recente da música em Portugal, em grande parte transcrito no relato dos [...]

Saber mais...

Jornal IRMÃOS (1981)

Publicado em 1981, o Jornal "Irmãos" foi o orgão oficial, do então denominado "GDJ-IS” - Grupo dinamizador de Jovens - Irmãos sul. Deste jornal, em formato tabloide, saíram apenas 4 números, tendo a sua publicação sido suspensa por falta de verbas.   Teve como diretor Jorge Rodrigues com arte e design de Osvaldo Castanheira.   Clique e consulte aqui (em PDF)): Jornal Irmãos 1 Jornal Irmãos 2 Jornal Irmãos 3 Jornal Irmãos 4     Para mais informações contacte-nos através do e-mail: genesis@ciip.pt.

Saber mais...

Trabalho com militares

Trabalho com militares 1. José Ilidio Freire 2. Por identificar 3. Por identificar 4. Nascimento Freire 5. Por identificar 6. Por identificar 7. Maria Domingas dos Santos (tia da minha mãe e irmãos) 8. Aurora Morais (cunhada do meu tio José) 9. Mrs. Edith Howes ( mulher do pastor George Howes) 10. Evangelina de Morais Freire 11. George Howes 12. Luís Marques Freire 13. Por identificar     Para enviar novos dados ou pedir mais informações contacte-nos através do e-mail: genesis@ciip.pt.

Saber mais...

Casamento de Ana Silva e José Silva

Casamento de Ana Silva e José Silva 1. Luís das Neves Paiva 2. Por identificar 3. Miss Edith Holden 4. Ana Silva 5. José Silva 6. Mrs. Monica Holden Longley 7. Cedric Longley 8. Mrs. Elsie Holden (esposa de Ernest Holden, fundadores da Igreja do Castelo, em Almada)  Tanto a Edith como a Monica eram filhas do casal Holden. A Edith Holden e Luis Paiva dirigiam a Escola Dominical em Almada. 9. Por identificar 10. Por identificar     Para enviar novos dados ou pedir mais informações contacte-nos através do e-mail: genesis@ciip.pt.

Saber mais...

Deliberação das Igrejas dos chamados “Irmãos”

Folheto produzido em 1971 por “deliberação das Igrejas dos chamados “Irmãos”, da zona Sul de Portugal, na sua reunião privada para Obreiros, no dia 29 de maio de 1971, na Casa de Oração da Igreja Evangélica dos Luzíadas, na Rua dos Luzíadas, nº 91, em Lisboa”. Texto conforme referido no folheto citado. Impressos 5000 exemplares na Gráfica Almadense, Lda, em Julho de 1971.     Para pedir mais informações contacte-nos através do e-mail: genesis@ciip.pt.

Saber mais...

EBEN-EZER

Opúsculo com 58 páginas que refere num lead  de capa "breves notas históricas do Trabalho evangélico realizado na Travessa de St. Catarina desde 1884, publicadas a propósito da comemoração das “Bodas de Prata”, em 25 de agosto de 1932. Fotografia de um grupo de crentes tirada em 5 de fevereiro de 1924 referindo que aparecem apenas cerca de metade dos membros comungantes. Material gentilmente cedido pela Igreja de St. Catarina - Lisboa.      Para enviar novos dados ou pedir mais informações contacte-nos através do e-mail: genesis@ciip.pt.

Saber mais...

Convenção no Carrascal 1932/33

Foto tirada na Convenção do Carrascal em 1932 ou 1933 gentilmente cedida pela irmã Loide Oliveira filha do Sr. Luis Paiva fundador de várias igrejas no Concelho de Sintra (4ª pessoa a contar da esquerda). Quanto aos outros elementos alguém nos poderá ajudar a identificar?     Para enviar novos dados ou pedir mais informações contacte-nos através do e-mail: genesis@ciip.pt.

Saber mais...

Folhetos / Brochuras

Este é apenas um pequeno exemplo do levantamento que estamos a fazer dos impressos (folhetos / opúsculos) protestantes / evangélicos produzidos em língua portuguesa em Portugal, Brasil, América do Norte ou Grã-Bretanha durante a  segunda  metade do  séc. XIX e XX, através da ação da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, Depósito das Sagradas Escrituras, bem como outras editoras, especialmente o NÚCLEO. Alguns outros, fruto de iniciativas particulares de vários missionários, de modo a possibilitar uma compreensão global da imprensa protestante / evangélica estudando-os como estratégias editoriais de difusão de saberes e práticas religiosas e pedagógicas nas épocas já referidas. O nosso agradecimento a algumas igrejas, particulares e instituições, sobretudo o Núcleo - Centro de Distribuição de Literatura Cristã que na [...]

Saber mais...

Juntos podemos fazer história

Neste primeiro dia de julho de 2019 damos início a uma página especial do site CIIP.pt. Esta página pretende ser o arquivo digital de documentos relativos à génese e desenvolvimento do trabalho evangélico em Portugal, sendo o resultado do aparecimento do “génesis” - centro de documentação e interpretação evangélico. Todos os contributos serão bem vindos. Fotos, cartazes, textos, folhetos, revistas ou jornais, cartas, livros, etc, ajudarão a fazer a História que falta, das nossas comunidades, instituições, membros e servos de Deus em Portugal e nos países de língua portuguesa. Se nos enviar por exemplo uma fotografia ou um jornal, envie juntamente toda a informação de que dispõe. Quem? Onde? Quando? e Porquê? Todos os leitores são igualmente convidados a colaborar através [...]

Saber mais...