ENTREVISTAS


As entrevistas que o “Génesis” está a produzir desde 2014 inicialmente para o “REFRIGÉRIO”, com som ou som e imagem, ou por escrito quando não exista estas possibilidades, destinam-se a conhecer uma geração de obreiros ou notáveis, para quem quiser saber mais sobre as suas vidas e ministério, e acerca dos quais pouco ou nada há escrito.


José Carlos Oliveira - Parte 1
José Carlos Oliveira - Parte 2

José Carlos Oliveira

José Carlos Oliveira (1951 – 2019) nasceu em Peitimão, Cabeceiras de Basto e ainda muito jovem veio para o Porto, mais propriamente para Matosinhos. Nesta entrevista o irmão José Carlos conta como conheceu a sua esposa Zulmira e do tempo que passou no serviço militar na Guiné Bissau.

Foi obreiro a tempo integral, convidado pela CIEP (Comunhão das Igrejas Evangélicas em Portugal), a antecessora da CIIP (Comunhão de Igrejas dos Irmãos em Portugal) e serviu ao Senhor como Ancião na Igreja Evangélica de Leça da Palmeira. Foi um dos fundadores da revista Refrigério, do grupo musical Beraca e liderou o JIN (Jovens Irmãos do Norte), impactando e abençoando a vida de muitos jovens.

Trabalhou na Rádio Clube de Matosinhos e nesta entrevista memorável conta do seu envolvimento nos acampamentos, especialmente no CBE (Centro Bíblico de Esmoriz), do momento presente das igrejas evangélicas em Portugal, fala das redes sociais e dos desafios para a liderança evangélica.


José Carlos Oliveira partiu para a presença do Senhor em 3 de Novembro de 2019, com 68 anos.


Amélia Freire

Amélia Freire, filha de Nascimento de Jesus Freire, missionário em Moçambique. Nasceu em Lourenço Marques (atualmente Maputo) e por volta dos seus 13 anos foi com os seus pais para a Beira. Conta como começou o trabalho missionário do seu pai na Beira, onde foi pioneiro e das dificuldades que viveram em Moçambique.


Orlando Luz

Orlando Luz, atualmente com 88 anos conta a sua história desde os 16 anos quando veio de Loulé no Algarve para Lisboa para trabalhar. Fala da sua conversão, do ministério na Igreja de Algés, da Igreja das Amoreiras e de igreja em Alvalade, que começou ainda antes de haver uma igreja católica neste bairro lisboeta.

Testemunha do seu relacionamento com Santareno e do envolvimento que teve nos acampamentos da União Bíblica. Dos vários membros que passaram pela igreja, dos programas de rádio que fez, um deles intitulado “Páginas de Fogo”, emitido em “onda curta por causa do regime, do Movimento do Carmo e muito mais.


Bernardo Pratas

A sua história começa em 1938. De uma vida de comerciantes em Almada até ao dia em que foram ouvir John Agay, orador numa campanha evangelística em Almada e se converteram.

O irmão Pratas trouxe a organização “Palavra da Vida” para Portugal e foi um dos fundadores do movimento dos “Homens Cristãos de Negócios”. Fala também da Escola Bíblica que funcionou nas Amoreiras e do seu filho Jorge Pratas, atualmente missionário em Moçambique.


Nota: A voz do irmão Pratas nem sempre é muito fácil de perceber devido a um problema de saúde estando a respirar com auxílio de oxigénio.


Samuel Vieira e Leonardo Antunes Vieira

Com 82 anos e na companhia do seu irmão Leonardo Vieira, Samuel Vieira conta-nos como começou a ser espalhado o evangelho em Braga desde 1929. Fala-nos do ministério do seu pai e de Richard Cole, que era jogador de futebol em Liverpool e como se tornou missionário em Portugal, da pregação do evangelho ao ar livre e das perseguições religiosas e políticas da PIDE numa cidade difícil. Testemunham de Frank Smith e Ronald Molton e muitos outros.

Samuel Vieira fala também da sua experiência como colportor da Sociedade Bíblica Britânica e do jornal “Carta Amiga” com 40 anos de publicação regular.
Uma entrevista a não perder!


João Varandas - Parte 1
João Varandas - Parte 2

João Varandas

João Varandas, nesta entrevista, fala dos mais de 100 anos da Igreja da Sota em Coimbra, do seu relacionamento com Frank e Doroty Smith, de um famoso professor da Universidade que trouxe o Evangelho para Coimbra cerca de 30 anos antes.

Não esquece a importância do ministério da sua falecida esposa como organista, dos problemas que enfrentaram com a PIDE e das carências da igreja nos arredores da cidade.

Conta também como foi a sua visita ao Brasil e muito mais.


José António Xavier

Nesta entrevista, José António Xavier conta como começou a Igreja de OMECA (Almada) da qual foi um dos fundadores, do seu envolvimento nos acampamentos da União Bíblica e Caravela em Vila Nova de Mil Fontes.

Fala também do conhecimento que travou com Nascimento Freire quando cumpria o serviço militar em Moçambique, da Igreja do Largo do Carmo, do trabalho da TEAM, dos que passaram pelo presbitério da Igreja, de Reguenha Pereira agora reformado e que mais tarde foi pastor de uma igreja das Assembleias de Deus do Boletim Arauto da Fé de 1958  do trabalho em Vila Nova de Mil Fontes que ainda hoje existe.


João Artur Correia Pereira - Parte 1
João Artur Correia Pereira - Parte 2

João Artur Correia Pereira

João Artur Correia Pereira fala da Igreja de Almada e dos seus fundadores, da continuação do ministério até aos dias de hoje, do seu envolvimento com a União Bíblica desde a juventude até se tornar Secretário Geral e da sua grande paixão pela música, que compôs mais de uma centena de hinos e coros.

Acompanhe também nesta entrevista, dividida em 2 partes, o testemunho da sua esposa Edite Correia Pereira.


Maria José Marques (Barros) - Parte 1
Maria José Marques (Barros) - Parte 2

Maria José Marques (Barros)

Com 80 anos e uma memória assinalável, fala da APEC, das classes que dirigiu um pouco por todo o país  recordando bem a Classe de Boas Novas de Vila Verde (Sintra), do Sr. Luís Paiva com quem colaborou nas igrejas que este abriu nos arredores de Sintra.

Nesta entrevista memorável, Maria José fala dos acampamentos da União Bíblica onde foi uma das primeiras “chefe”, da sua afilhada Dália Mateus de Vila Verde, da sua profissão como professora de música e da Livraria Alegria onde trabalhou e conheceu meio mundo.

E muito mais.



Agostinho Farinha

Entrevista a Agostinho Farinha realizada em Novembro de 2019, por ocasião dos 45 anos de ministério.

Agostinho Farinha, nasceu em 1943 e é Ancião da Igreja Evangélica de Sintra.